TRANSLATOR (TRADUTOR)

漢語  •  English  •  हिन्दी  •  Español  • العربية   •  Русский язык  •  日本語  •  Français
Deutsch  •  한국어  •  Italiano  •  ęzyk polski  •  ภาษาไทย  •  dansk

segunda-feira, 13 de junho de 2011

As vitaminas e seus poderes

SAÚDE| Estes compostos são indispensáveis para os seres vivos


Ficheiro:Fruit Stall in Barcelona Market.jpg

As vitaminas são componentes orgânicos muito pequenos encontrados em grande quantidade em alimentos, atuando no crescimento e desenvolvendo dos seres vivos e em diversas reações químicas, são importantes para o metabolismo das células sendo um composto indispensável. A deficiência das vitaminas podem levar ao desenvolvimento de doenças e em excesso produzem  efeitos tóxicos.
As vitaminas A,D,E e K são absorvidas juntamente com as gorduras da dieta e armazenadas no tecido adiposo e fígado, são chamadas de LIPOSSOLÚVEIS. Já o complexo B e C são absorvidas pelo organismo em água e eliminadas principalmente pelo suor e pela urina, são chamadas de HIDROSSOLÚVEIS. Vejamos a seguir a classificação das vitaminas e o papel que elas desempenham no organismo.
VITAMINAS LIPOSSOLÚVEIS
                                                        A (retinol): essencial para a visão
Está ligada em especial à visão noturna, ao desenvolvimento ósseo, à reprodução e saúde da pele, mucosas e dentes. Também apresentam possível ação na diminuição do risco de câncer. Esta armazenada principalmente no fígado. Sua deficiência pode causar crescimento deficiente em crianças, queda da imunidade, pele e olhos  secos podendo levar a cegueira noturna.

D: absorção de cálcio
Sua principal absorção vem por meio da ação dos raios ultravioletas (UV), sendo sintetizada na forma D3 (colecaciferol). Porém, nem sempre a exposição à luz solar é adeguada, onde também gera necessidades dessa vitamina por fontes alimentares, na sua forma D2 (ergocalciferol). Ambas utilizadas pelo organismo, entretanto, necessitam da ativação metabólica que se dá no fígado e rins. Sua função é a manutenção dos níveis de cálcio e fósforo e sua deficiência acarreta raquitismo em crianças e adultos, provoca osteoporose e maior propensão de cáries dentárias.
 E: ação antioxidante
A principal ação desta vitamina é como agente antioxidante, combatendo o estresse oxidativo causado pelos radicais livres. Também faz a regulação da síntese da vitamina C e do DNA, protege o pulmão de poluentes e manutenção da saúde dos músculos. É armazenada no fígado e nos tecidos adiposo e muscular.

K: coagulação sanguínea
A vitamina K é responsável pelo processo de coagulação realizada pelo fígado, bem como o metabolismo ósseo. Existem dois tipos dessa vitamina a K1, presente nos vegetais verdes folhosos, e a vitamina K2, produzidas pelas bactérias intestinais. A deficiência deste composto é rara, mas não impossível, podendo causar sangramentos excessivos e fácil surgimento de hematomas.

VITAMINAS HIDROSSOLÚVEIS
B1 (tiamina): sistema nervoso
Apresenta em especial como coenzima no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas; também atua no sistema nervoso, participando da transmissão de impulsos nervosos.

B2 (riboflavina): pele, olhos, boca e cabelo
Atuam no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Esse composto é encontrado nos alimentos, como carnes e aves, sua deficiência não ocorre isoladamente, mas ligada ao déficit de outras vitaminas do complexo B, causando lesões no canto da boca e lábios, descamação da língua, dermatite, manifestações oculares e anemia ferropriva.

B3 (niacina): metabolismo energético celular
É responsável pela produção de energia, é encontrada em frutos do mar, leite e ovos, sua deficiência pode causar diarreia e dermatite (manifestações na pele).
B5 (ácido pantotênico): lipídios, proteínas e metabolismo de carboidratos
Ajudam na geração de energia, na regularização do funcionamento das glândulas suprarrenais, auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso.

B6 (piridoxina): metabolismo de proteínas
Está ligada à produção e digestão. Também ligada ao bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunológicos e com a produção dos glóbulos vermelhos. Sua deficiência pode causar pele oleosa e escamosa, principalmente na região dos olhos, nariz e boca, língua lisa e vermelha, fadiga, distúrbios nervosos, convulsões e anemia hipocrômica, entretanto sua deficiência é rara.

B7 (biotina): metabolismo de hidratos de carbono
Envolvido nos processos metabólicos de proteínas, carboidratos e lipídeos. Produzida por bactérias intestinais.

B9 (ácido fóloco): formação de proteínas e hemoglobina
Participa da produção e reprodução e diferenciação celular. Sua deficiência apresenta os mesmo sintomas, caracterizando a anemia megaloblástica.

B12 (cobalamina): formação de células sanguíneas
É essencial para o crescimento e a divisão das células, produção de glóbulos vermelhos, RNA e DNA. É encontrada somente em alimentos de origem animal. Por esse motivo, as pessoas que mais sofrem com essa deficiência são os vegetarianos, causando anemia e neuropatia.

C (ácido ascóbico): colágeno e antioxidante
Responsável pelo colágeno, redução a infecções, participação na cicatrização, absorção de ferro e antioxidante. Doses exageradas podem causar diarreia e pedras nos rins, sua deficiência pode acarretar escorbuto, e leva a fraqueza muscular, dores articulares, dificuldades de cicatrização, perda dentária, sangramento, hematomas e fadiga.