TRANSLATOR (TRADUTOR)

漢語  •  English  •  हिन्दी  •  Español  • العربية   •  Русский язык  •  日本語  •  Français
Deutsch  •  한국어  •  Italiano  •  ęzyk polski  •  ภาษาไทย  •  dansk

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Lixo: Fortuna jogada fora


MEIO AMBIENTE|A realidade do que você joga no lixo


Se pensarmos em tudo o que jogamos fora todos os dias iremos notar uma grave realidade. O que você faz com os cadernos velhos, latas, roupas, entre outras coisas?
O destino é um só, lixo!

O que é realmente lixo?
Lixo são restos de tudo aquilo que fazemos no dia a dia, e que consideramos inútil, descartável ou indesejável, tudo o que não serve mais. É só prestar atenção em tudo o que acontece em sua cidade, você vai perceber que nem sempre o que consideramos lixo é realmente inútil para outra pessoa.
Dados estatísticos indicam que 95% dos resíduos urbanos que jogamos têm um potencial significativo de reaproveitamento, e que 5%, é de fato, lixo. Uma pessoa pode chegar a produzir até mais de 1 kg de lixo por dia!

Os problemas do lixo
 Jogado de forma errada, pode contaminar o solo e os lençóis subterrâneos de água, além de contribuir para a proliferação de doenças, transmitidas por insetos de ratos. Mas isso não acontece só nos lixões. Em qual quer lugar é propício à disseminação de doenças graves.

Para onde vai o lixo?

Dezenas de pessoas disputam os nossos restos que podem ser reaproveitado, garantindo o mínimo a sobrevivência. Adultos, crianças e animais se misturam aos dejetos.
Segundo dados do IBGE de 2000, cerca de 70,5 % das cidades brasileiras com serviço de limpeza urbana,o lixo é depositado em lixões. Dados da Unicef em 1998 revelam que há lixões em 26% das capitais do Brasil, e 73% das cidades com mais de 50 mil habitantes e 70% com menos de 50 mil habitantes.

O drama dos jovens do lixão
45 mil crianças e adolescentes estão vivendo e trabalhando em lixões, segundo dados da Unicef. Muitas dessas crianças nascidas lá são filhos de pais que também nasceram ali. Meninos e meninas de diferentes idades. Desde os primeiros dias de vida são expostos aos perigos dos caminhões e de maquinas trituradoras de lixo, expostas também à poeira, ao fogo, aos objetos cortantes e contaminados, aos alimentos podres. Ajudam seus pais a recolher embalagens velhas, e separam jornais e papelões, carregando pesados fardos e alimentando porcos. Muitas dessas crianças estão desnutridas e com doenças. Ficam sujeitas a abusos sexuais, gravidez precoce e uso de drogas.30% desses meninos e meninas nunca foram à escola. Toda diversão dessas crianças estão no lixão, brincando com bonecas e carrinhos velhos. Ganham de R$ 01 a R$ 06 reais por dia. Vivem em condições cruéis. Realizando um trabalho exaustivo.

Uma nova visão sobre o lixo
Ao longo de anos, o lixo passou a ser questão de interesse mundial. As dificuldades para dar um destino e seu acondicionamento inadequado têm trazido graves problemas a todas as nações.
O que era inútil, hoje é arte que custa milhões, e é o sustento de pessoas que fazem do lixo obras de arte.
 Prédios, casas, móveis, roupas são algumas das invenções do século XXI para dar um lugar ao que era inútil pela sociedade no passado.
Veja algumas das artes feitas com o lixo que fazem sucesso:

 
Retrato da cantora Shirley Bassey feita com lixo 
e criada pelo americano Jason Mecier

     
Prédio construído de garrafas                      Kate Moss usa roupa reciclada  feitas com 
PETs em Taiwan                                             telas de proteção contra mosquitos