TRANSLATOR (TRADUTOR)

漢語  •  English  •  हिन्दी  •  Español  • العربية   •  Русский язык  •  日本語  •  Français
Deutsch  •  한국어  •  Italiano  •  ęzyk polski  •  ภาษาไทย  •  dansk

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Inclusão, a forma de conviver com as diferenças

Ontem eu estava em meu emprego de professor,e em um momento estava conversando com outro professor e ele me falou um fato que ocorreu em sala de aula que me deixou chocado.
O professor perguntou a um aluno(que era homossexual),qual a maior qualidade e o maior defeito seu,o garoto respondeu a qualidade,mas quando iria responder o defeito um outro aluno respondeu em voz alta:"o maior defeito dele é ser gay".O assunto me deixou intrigado,e me perguntei como a sociedade hoje vê a diversidade.
Inclusão,a capacidade de entender e reconhecer o outro,conviver e aprender com pessoas diferentes.No Brasil conviver com o "novo" ainda é uma dificuldade,tanto nas escolas,em nossa casa,no trabalho entre outros lugares,muita gente continua crendo que o melhor é excluir e não incluir.
Inclusão não é somente colocar rampas para deficientes físicos ou respeitar homossexuais e negros por que esta na lei ,incluir é esta presente na vida dessas pessoas,conhecendo e aprendendo,você não pode viver hoje em um lugar no mundo sem considerar o outro,valorizando o que ele(a) é e o que pode ser.
Nossas crianças podem aprender a conviver com a diferença e se tornarem verdadeiros cidadãos,para que isso se torne realidade ,mostrar que sem diferente é normal,e que essa pessoa pode fazer o mesmo que você e eu.
Não entra em minha cabeça a ideia que pessoas hoje excluam outras,com uma diferença que não nos afeta em nada,cada um tem a sua própria vida e pode fazer dela o que quer ser,sendo gordinho(a),deficiente físico,homossexual,por gostar de rock ou pagode.
Viver com o novo é um privilegio,por que aprendemos cada dia a sermos verdadeiras pessoas"-Alisson Torres